Perfil

Minha foto
Sou professora. Apaixonada de carteirinha pela alfabetização, adoro dar aula para o 1º e 2° ano fundamental,sou uma pessoa que acredita que ainda faremos uma educação de 1º mundo,gosto de tudo que é novo, e gosto de estar me atualizando, enfim não gosto de rotina.

segunda-feira, novembro 16, 2009

VALEU ZUMBI














Dias comemorativos e feriados são uma forma de contar a história. Ou melhor, de construir uma determinada versão dela. O Dia da Consciência Negra também tem um objetivo assim.

O dia 20 de novembro marca data da morte de Zumbi dos Palmares, ocorrida no ano de 1695.
Quando se rejeita o 13 de Maio, deixam-se de lado também figuras negras como Ferreira de Menezes, José do Patrocínio e André Rebouças. Esquece-se de que negros e brancos, pobres ou não, forçaram o Império a acabar com a escravidão. A princesa Isabel não estava concedendo nada por ser generosa, estava reagindo à enorme pressão política e popular que o Império já não podia suportar.
Obras de Portinari ajudam a discutir preconceito racial em escolasAs obras são de 1934, época em que as pinturas de Cândido Portinari evidenciavam a preocupação do pintor com as questões sociais.
















OLIVEIRA SILVEIRA, POETA ( 1941 - 2009)1º de janeiro de 2009

Morreu idealizador do Dia da Consciência Negra "Como gostava de pesquisar, aprofundei-me nisso. E encontrei material, cuja fonte era Édison Carneiro, autor do livro O Quilombo dos Palmares, indicando que Zumbi dos Palmares havia sido morto em 20 de novembro [de 1695]. Essa informação foi confirmada no livro As Guerras dos Palmares, do português Ernesto Ennes, no qual foram transcritos documentos. Já que não sabíamos o dia de seu nascimento ou do início de Palmares, tínhamos pelo menos a data da morte de Zumbi, o último rei do Quilombo de Palmares, em Alagoas. Então, promovemos uma reunião, que originou o Grupo Cultural Palmares, cuja idéia era fazer um trabalho para reverenciar Palmares e Zumbi como algo mais representativo que 13 de maio", lembrou Oliveira Silveira.

Em meados dos anos 70, recordou o poeta, a data também começou a ser comemorada em São Paulo e no Rio de Janeiro. No final de 1978, a assembléia do Movimento Negro Unificado contra a Discriminação Racial (MNUDR), realizada na Bahia, aprovou o 20 de novembro como dia oficial de celebração da comunidade negra brasileira.

DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA - 20 DE NOVEMBRO










sábado, novembro 07, 2009

ATIVIDADES PARA O DIA DA BANDEIRA - 19 DE NOVEMBRO













ATIVIDADES PARA 15 DE NOVEMBRO - PROCLAMAÇÃO DE REPÚBLICA





















Letra do Hino da proclamação da República
Música: Leopoldo Miguez (1850/1902)
Letra: Medeiros e Albuquerque (1867/1934)

Seja um pálio de luz desdobrado.
Sob a larga amplidão destes céus
Este canto rebel que o passado
Vem remir dos mais torpes labéus!
Seja um hino de glória que fale
De esperança, de um novo porvir!
Com visões de triunfos embale
Quem por ele lutando surgir!

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Nós nem cremos que escravos outrora
Tenha havido em tão nobre País...
Hoje o rubro lampejo da aurora
Acha irmãos, não tiranos hostis.
Somos todos iguais! Ao futuro
Saberemos, unidos, levar
Nosso augusto estandarte que, puro,
Brilha, ovante, da Pátria no altar!

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Se é mister que de peitos valentes
Haja sangue em nosso pendão,
Sangue vivo do herói Tiradentes
Batizou este audaz pavilhão!
Mensageiros de paz, paz queremos,
É de amor nossa força e poder
Mas da guerra nos transes supremos
Heis de ver-nos lutar e vencer!

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Do Ipiranga é preciso que o brado
Seja um grito soberbo de fé!
O Brasil já surgiu libertado,
Sobre as púrpuras régias de pé.
Eia, pois, brasileiros avante!
Verdes louros colhamos louçãos!
Seja o nosso País triunfante,
Livre terra de livres irmãos!

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!






quarta-feira, novembro 04, 2009

O QUE HÁ DE NOVO NA EDUCAÇÃO? (ESCOLA)

Mudou muito a educação em relação a nos atrás. Recordo-me agora dos meus tempos de primário,(assim que era chamado ) hoje Ensino Fundamental,e vejo quanta coisa mudou.
Era uma verdadeira rotina ir a escola,o uniforme tinha que ser limpo e impecável, ah! se você por qualquer motivo não fosse uniformizado, não entrava nem para dentro da escola por que tinha sempre alguém na portão para ver quem estava sem o uniforme.

Lembro-me também que a professora, figura respeitada e temida muitas vezes dependendo a tolerância e a paciência que tinha. Ela era muito importante não só para os alunos mais também para
os pais por que ela quem tinha o saber.

Tinha fila para entrar, o Hino Nacional todos os dias antes de ir para a classe,e outras músicas também, como cantigas de rodas, músicas que até hoje muitas crianças ainda cantam.

Era um momento prazeroso na hora do recreio, brincar, correr, pular, passa anel e outras brincadeiras de criança mais tudo com moderação, não sei se era respeito pelos funcionários da escola ou se era medo, medo de ir para tal sala escura, (sala tal que nunca tive o prazer de conhecer) ou mesmo de apanhar dos pais em casa.

Também lembro-me que quando chegava 7 de setembro todos tinham que desfilar nas ruas do bairro e era obrigado todos participarem, muitos não tinham sapatos novos iam com seus sapatos furados.


Não existiam tantas famílias desestruturadas e os problemas não eram tão explicítos na escola como agora, todos tinham vergonha de que os outros soubessem de seus problemas familiares. Drogas, ninguém ouvia falar sobre elas.


Até que ponto tudo que vivemos serviu de experiência para nós hoje não cometer os mesmos erros com nossos alunos, intimidação, medo até mesmo de abrir a boca e questionar o professor por que ele quem sabia tudo.


Os professores não são tão respeitados e também são poucos valorizados. Os diretores e coordenadores não mantém a disciplina dos alunos na escola. O professor está de mãos atadas por que está sendo visado e até mesmo sendo condenados por atitudes que tomam com relação a alunos indisciplinados.

Não sei se todas as mudanças que ocorreram foram benéficas para a escola, hoje tenho minhas dúvidas. As coisas foram correndo mais soltas e com isso a disciplina e o respeito foram deixados de lado. É professores estamos numa faca de dois gumes, se correr o bicho pega e se ficar o bicho come. Mais somos educadores e amamos a nossa profissão e por isso devemos dar o que temos de melhor dentro de nós. Todos temos direitos a pensar, refletir, questionar, experimentar, a mudar, sim a mudar, errando ou acertando temos que continuar buscando, replanejando sem esquecer que estamos sujeitos a aprendizagem,( aprendendo também com nossos alunos).

Com carinho e respeito ao próximo devemos passar para nossos alunos todas as coisas boas que com os anos adquirimos e assim resgatar o respeito pela nossa profissão não só por eles mais por toda sociedade.











POR: SONIA APARECIDA BUENO(TIA SORA)
 
Posted by Picasa
title = " href="http://www.glitterparaorkut.com/" Brasil src =
a Brasil