PROJETO EDUCAÇÃO DIGITAL ARTICULADA AO DESENVOLVIMENTO DO CURRÍCULO
JUSTIFICATIVA
A inclusão digital, nos dias atuais, tem um
papel fundamental. Estar excluído do meio digital, ainda que em conhecimentos
básicos, nos dias atuais é quase tão grave quanto o analfabetismo no passado. A
escola é muito importante nessa hora, os professores tem por obrigação de estar
atualizado nesta área digital e incluir em seu planejamento um dia por semana para
trabalhar com seus alunos, usando temas transversais (saúde, cuidados com a
família, datas comemorativas e outros), conteúdos do livro didático. "O professor tem que assumir papel de
orientador, logo, a figura humana não pode ser dispensada como agente no
processo de formação"
OBJETIVOS GERAIS
Promover aulas diversificadas levando em consideração os temas e
conteúdos necessários do planejamento anual, usando temas do Livro Didático do
aluno. É possível ainda ensinar História, Geografia , Língua Portuguesa, Ciências
juntas, até Matemática mediante a utilização de estratégias lúdicas. Por isso,
no trabalho de ensino relativo ao componente curricular Língua Portuguesa nas
séries iniciais, o docente pode se valer das experiências com temas de outras
áreas do conhecimento, como forma de aproximar as crianças de assuntos
específicos dessas áreas, ampliando o vocabulário e o trabalho com gêneros
textuais.
DESENVOLVIMENTO
Através de um tema do Livro Didático levar os alunos a sala de
informática e ajudá-los a pesquisar o assunto na internet, onde poderá ser
trabalhado a leitura: oral, silenciosa e
individual, pesquisar relatos de pessoas que viveram situações semelhantes. De
acordo com as experiências lidas pedir a eles que relatem e escrevam relatos de
experiências próprias ou de seus familiares .
RESUMO
Entende-se que educação engloba os processos
de ensinar e aprender, então,a partir do momento que a inclusão digital permite
este procedimento, a educação está em funcionamento.
PLANO DE AULA
INTRODUÇÃO DE EDUCAÇÃO DIGITAL
PROFESSORA: Sonia Aparecida Bueno
ESCOLA: Emefei “Lucy Cordeiro de Campos”
TURMA: 3º ano C
DISCIPLINAS: História , Geografia e Língua Portuguesa
Realização
de relatos e experiências vividas junto a seus familiares, e histórias em
quadrinhos , de acordo com o conteúdo do Livro Didático previamente trabalhado
em sala de aula, de História com o tema: “Lugares e suas Histórias”.
*DESENVOLVIMENTO:
Durante essa
aula o aluno poderá dar mais importância
ao Livro Didático , pois verá que o assunto ali abordado também está incluso na
internet e despertar assim mais interesse de pesquisa, terá também oportunidade
de ler histórias (relatos) de pessoas e suas viagens e suas experiências
vividas nos lugares que visitou. Com o auxilio da internet eles poderão ter
acesso a vários sites, vídeos, que tratam do assunto.
OBJETIVOS GERAIS:
Despertar o
interesse do aluno pela pesquisa escolar na internet. Promover aulas diversificadas levando em consideração os temas e
conteúdos necessários do planejamento anual, usando temas do Livro Didático do
aluno. É possível ainda ensinar História, Língua Portuguesa mediante a
utilização de estratégias lúdicas. Por isso, no trabalho de ensino relativo ao
componente curricular Língua Portuguesa nas séries iniciais, o docente pode se
valer das experiências com temas de outras áreas do conhecimento, como forma de
aproximar as crianças de assuntos específicos dessas áreas, ampliando o
vocabulário e o trabalho com gêneros textuais.
AVALIAÇÂO:
Avaliar o interesse e a participação de cada aluno nas aulas, tanto na
sala de aula como na sala de informática. Avaliar também a leitura oral, e
individual fazendo assim eles participarem desse momento parando apenas para a
explicação do professor a cada momento que se fizer necessário.
Adorei o projeto vou adapitá-lo.
ResponderExcluirAproveito e venho te convidar para participar do sorteio no meu blog.
http://www.educar-oprimeiropasso.com/2013/10/mensagem-um-bom-professor-um-bom-comeco.html