Perfil

Minha foto
Sou professora. Apaixonada de carteirinha pela alfabetização, adoro dar aula para o 1º e 2° ano fundamental,sou uma pessoa que acredita que ainda faremos uma educação de 1º mundo,gosto de tudo que é novo, e gosto de estar me atualizando, enfim não gosto de rotina.

segunda-feira, novembro 16, 2009

VALEU ZUMBI














Dias comemorativos e feriados são uma forma de contar a história. Ou melhor, de construir uma determinada versão dela. O Dia da Consciência Negra também tem um objetivo assim.

O dia 20 de novembro marca data da morte de Zumbi dos Palmares, ocorrida no ano de 1695.
Quando se rejeita o 13 de Maio, deixam-se de lado também figuras negras como Ferreira de Menezes, José do Patrocínio e André Rebouças. Esquece-se de que negros e brancos, pobres ou não, forçaram o Império a acabar com a escravidão. A princesa Isabel não estava concedendo nada por ser generosa, estava reagindo à enorme pressão política e popular que o Império já não podia suportar.
Obras de Portinari ajudam a discutir preconceito racial em escolasAs obras são de 1934, época em que as pinturas de Cândido Portinari evidenciavam a preocupação do pintor com as questões sociais.
















OLIVEIRA SILVEIRA, POETA ( 1941 - 2009)1º de janeiro de 2009

Morreu idealizador do Dia da Consciência Negra "Como gostava de pesquisar, aprofundei-me nisso. E encontrei material, cuja fonte era Édison Carneiro, autor do livro O Quilombo dos Palmares, indicando que Zumbi dos Palmares havia sido morto em 20 de novembro [de 1695]. Essa informação foi confirmada no livro As Guerras dos Palmares, do português Ernesto Ennes, no qual foram transcritos documentos. Já que não sabíamos o dia de seu nascimento ou do início de Palmares, tínhamos pelo menos a data da morte de Zumbi, o último rei do Quilombo de Palmares, em Alagoas. Então, promovemos uma reunião, que originou o Grupo Cultural Palmares, cuja idéia era fazer um trabalho para reverenciar Palmares e Zumbi como algo mais representativo que 13 de maio", lembrou Oliveira Silveira.

Em meados dos anos 70, recordou o poeta, a data também começou a ser comemorada em São Paulo e no Rio de Janeiro. No final de 1978, a assembléia do Movimento Negro Unificado contra a Discriminação Racial (MNUDR), realizada na Bahia, aprovou o 20 de novembro como dia oficial de celebração da comunidade negra brasileira.

DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA - 20 DE NOVEMBRO










 
Posted by Picasa
title = " href="http://www.glitterparaorkut.com/" Brasil src =
a Brasil