Perfil

Minha foto
Sou professora. Apaixonada de carteirinha pela alfabetização, adoro dar aula para o 1º e 2° ano fundamental,sou uma pessoa que acredita que ainda faremos uma educação de 1º mundo,gosto de tudo que é novo, e gosto de estar me atualizando, enfim não gosto de rotina.

terça-feira, agosto 02, 2011

Plano de aula: “Cantinho da Leitura”

“Viajar pela leitura sem rumo, sem intenção. Só para viver a aventura que é ter um livro nas mãos. É uma pena que só saiba disso quem gosta de ler. Experimente! Assim sem compromisso, você vai me entender. Mergulhe de cabeça na imaginação!”
Clarice Pacheco
"O importante é motivar a criança para leitura, para a aventura de ler."
(Ziraldo )
"A leitura de um bom livro é um diálogo incessante: o livro fala e a alma responde."
(André Maurois)
















 Área: Língua Portuguesa
 Aula: 50 minutos
 Tempo de duração: Indeterminado (o ideal é que o trabalho se repita algumas vezes para que cada criança tenha a oportunidade de explorar a leitura de alguns títulos no contexto privilegiado que o “ Cantinho da Leitura” proporciona).
 Introdução:
A proposta do “Cantinho da Leitura “ é criar momentos no cotidiano escolar em que todos sintam prazer na leitura, num ambiente aconchegante e diferente do habitual.
 Segmento(s) a que se destina(m): Pré escola e Ensino Fundamental I
 Objetivos:
• Incentivar e despertar nas crianças o hábito da leitura. Atualmente,os pequenos não gostam de ler. O aluno que lê, escreve muito melhor, com mais desenvoltura e facilidade. Nós sabemos que ler deve ser um ato de prazer e ele é. Não precisa e não deve estar associado com obrigação.
• Ampliar o repertório literário;
•Interagir com o livro de maneira prazerosa, reconhecendo-o como uma fonte de múltiplas informações e entretenimento;
• Compartilhar experiências leitoras;
 Objetivos Específicos:
• Envolver os professores e os alunos da escola em um projeto de fomento à leitura.
 Conteúdos:
• Valorização da leitura como uma fonte de entretenimento.
• Desenvolvimento de critérios de escolha.
 Materiais e estratégias:
• Livros: contos, poesias, fábulas , histórias infantis, etc...
• Um ambiente aconchegante e diferente, colorido (painel “Cantinho da Leitura”).
 Atividades:
O professor pode aproveitar esses momentos que eles tiveram com a leitura para trabalhar com eles em sala de aula. O professor funciona como facilitador:
• Quando ao momento da leitura acaba as crianças compartilham com toda a sala o que ela leu, e com a ajuda do professor ela poderá compartilhar títulos, autores, conteúdo.
• O professor pode pedir reescrita do livro que leu (do que ela entendeu).
• Os mais pequenos desenhar o que ela leu.
 Avaliação:
Para avaliar se o trabalho com o projeto está cumprindo seus objetivos de aprendizagem, observe se as crianças:
•Demonstram interesse em participar do “Cantinho da Leitura” .
•Compartilham com os outros alunos sobre o livro que estão lendo, sabendo que é possível falar dos sentimentos que a leitura despertou, das relações que estabeleceram com outros livros e outras situações, perguntar sobre palavras sobre as quais se tem dúvida, mostrar trechos preferidos, levantar questões sobre a história,fazer comentários sobre as ações dos personagens, contar como imaginam determinada cena etc.

Profª Sonia Aparecida Bueno

Um comentário:

  1. Obrigada pelo texto aqui descrito, pois serviu-me de caminhos a seguir, sou professora de Língua Portuguesa trabalhando em sala de Leitura precisando de novos conhecimentos para não ficar presa nos modelos tradicionais de aulas didáticas.

    ResponderExcluir

EI! DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO...

 
Posted by Picasa
title = " href="http://www.glitterparaorkut.com/" Brasil src =
a Brasil