Perfil

Minha foto
Sou professora. Apaixonada de carteirinha pela alfabetização, adoro dar aula para o 1º e 2° ano fundamental,sou uma pessoa que acredita que ainda faremos uma educação de 1º mundo,gosto de tudo que é novo, e gosto de estar me atualizando, enfim não gosto de rotina.

segunda-feira, julho 25, 2011

13º Seminário da Educação - Sorocaba

O 13º Seminário Internacional da Educaçãocom o tema: Humanização(Educação,Humanização e Gestão) foi realizado nos dias 20 a 22 de julho de 2011, na Cidade de Sorocaba com a presença de vários palestrantes de grande prestígio Nacional e Internacional. Foi um belíssimo encontro entre professores de todas as cidades do Estado de São Paulo.Contou com a colaboração da Secretária da Educação,presença de Maria Teresinha Del Cistia(Secretária da Educação),a Prefeitura de Sorocaba(Cidade Saudável, Cidade Educadora),com a presença ilustre de seu prefeito Vitor Lippi.
Com a abertura do Maestro João Carlos Martins, uma lição de vida, "A Música venceu".












A presença irreverente e ousada do Professor Pachecão contagiou a todos com sua história de vida e seu bom humor.













O QUE MUDOU NA ESCOLA ?

Mudou muito a educação em relação a nos atrás. Recordo-me agora dos meus tempos de primário,(assim que era chamado ) hoje Ensino Fundamental,e vejo quanta coisa mudou.
Era uma verdadeira rotina ir a escola,o uniforme tinha que ser limpo e impecável, ah! se você por qualquer motivo não fosse uniformizado, não entrava nem no portão da escola por que tinha sempre alguém na lá para ver quem estava sem o dito cujo (o uniforme).

Lembro-me também que a professora, figura respeitada e temida muitas vezes dependendo a tolerância e a paciência que tinha. Ela era muito importante não só para os alunos mais também para os pais por que ela quem tinha o saber.

Tinha fila para entrar, o Hino Nacional todos os dias antes de ir para a classe,e outras músicas também, como cantigas de rodas, músicas que até hoje muitas crianças ainda cantam.


Era um momento prazeroso na hora do recreio, brincar, correr, pular, passa anel e outras brincadeiras de criança mais tudo com moderação, não sei se era respeito pelos funcionários da escola ou se era medo, medo de ir para tal sala escura, (sala tal que nunca tive o prazer de conhecer) ou mesmo de apanhar dos pais em casa.

Também lembro-me que quando chegava 7 de setembro todos tinham que desfilar nas ruas do bairro e era obrigado todos participarem, muitos não tinham sapatos novos iam com seus sapatos furados.

Não existiam também tantas famílias desestruturadas e os problemas não eram tão explicítos na escola como agora, todos tinham vergonha de que os outros soubessem de seus problemas familiares. Drogas, ninguém ouvia falar sobre elas.

Até que ponto tudo que vivemos serviu de experiência para nós hoje não cometer os mesmos erros com nossos alunos, intimidação, medo até mesmo de abrir a boca e questionar o professor por que ele quem sabia tudo. Os professores não são tão respeitados e também são poucos valorizados. Os diretores e coordenadores não mantém a disciplina dos alunos na escola, o professor está de mãos atadas por que está sendo visado e até mesmo sendo condenados por atitudes que tomam com relação a alunos indisciplinados.

Não sei se todas as mudanças que ocorreram foram benéficas para a escola, hoje tenho minhas dúvidas. As coisas foram correndo mais soltas e com isso a disciplina e o respeito foram deixados de lado.É professores estamos numa faca de dois gumes, se correr o bicho pega e se ficar o bicho come. Mais somos educadores e amamos a nossa profissão e por isso devemos dar o que temos de melhor dentro de nós. Todos temos direitos a pensar, refletir, questionar, experimentar, a mudar, sim a mudar, errando ou acertando temos que continuar buscando, replanejando sem esquecer que estamos sujeitos a aprendizagem,( aprendendo também com nossos alunos).
Com carinho e respeito ao próximo devemos passar para nossos alunos todas as coisas boas que com os anos adquirimos e assim resgatar o respeito pela nossa profissão não só por eles mais por toda sociedade.
POR: SONIA APARECIDA BUENO(TIA SORA)
 
Posted by Picasa
title = " href="http://www.glitterparaorkut.com/" Brasil src =
a Brasil