Perfil

Minha foto
Sou professora. Apaixonada de carteirinha pela alfabetização, adoro dar aula para o 1º e 2° ano fundamental,sou uma pessoa que acredita que ainda faremos uma educação de 1º mundo,gosto de tudo que é novo, e gosto de estar me atualizando, enfim não gosto de rotina.

domingo, abril 12, 2009

MAIS PERSONAGENS DOS SÍTIO DO PICA PAU AMARELO






Personagens do Sítio
Dona Benta Dona Benta (clique para ampliar)
Avó de Pedrinho e Narizinho, é dona do Sítio do Picapau Amarelo. Contando histórias e estimulando a criatividade e imaginação das crianças, Dona Benta alimenta a curiosidade de seus netos e da boneca Emília. Mora no interior, mas sabe de tudo que acontece no mundo. Está sempre se divertindo com as reinações que a garotada inventa e aberta para ouvir o que a meninada tem a dizer.
Tia Nastácia Tia Nastácia (clique para ampliar)
Cozinheira de mão cheia. Além de alimentar a turma do Sítio com seus quitutes, alimenta a imaginação das crianças com suas histórias. Tia Nastácia é a faz-tudo do Sítio, mas a turma também a ajuda cooperando nas tarefas domésticas. Foi que costurou a boneca de pano Emília e a recheou com macelinha.
Narizinho Narizinho (clique para ampliar)
Seu nome verdadeiro é Lúcia e é neta de Dona Benta e prima de Pedrinho. Menina doce, carinhosa e inteligente, adora a vida no Sítio. Gosta de subir em árvores e de estar em companhia de Emília, sua boneca de pano.
Pedrinho Pedrinho (clique para ampliar)
Primo de Narizinho e neto de Dona Benta, Pedrinho vive na cidade. É corajoso, esperto e tem espírito de líder. Gosta de passar suas férias no Sítio e sempre fica triste quando elas chegam ao fim. Seu nome completo é Pedro Encerrabodes de Oliveira.
Emília Emília (clique para ampliar)
É a melhor amiga de Narizinho. Boneca falante, é a irreverência em pessoa. Está sempre tendo idéias maravilhosas. É crítica, “bocuda” e mandona, com um gênio pra lá de forte que causa as maiores confusões. Nasceu muda, tomou as pílulas falantes do Dr. Caramujo, desandou a falar e não parou até hoje.
Visconde de Sabugosa Visconde de Sabugosa (clique para ampliar)
É o sabichão do Sítio. Erudito e atrapalhado, vive na biblioteca entre os livros, pesquisando e estudando sobre vários assuntos ou então fica em seu laboratório, localizado no porão da casa de Dona Benta, onde dá margem à sua criatividade para construir invenções.
Tio Barnabé Tio Barnabé (clique para ampliar)
Humilde e boa gente, toma conta do Sítio. É um “preto velho” que sabe de todos os mistérios do mato. Cuida das galinhas e da Vaca Mocha da Emília. Está sempre fumando um cachimbo, que o Saci adora esconder.
Marquês de Rabicó Marquês de Rabicó (clique para ampliar)
Comilão de marca maior. Rabicó é o animal de estimação da Narizinho. Leitão guloso e covarde, está sempre atrás de comida, mas morre de medo da Tia Nastácia, que não vê a hora de colocá-lo na panela.
Burro Falante Burro Falante (clique para ampliar)
De burro não tem nada! Por estar sempre dando bons conselhos, recebeu de Emília o nome de Conselheiro. Extremamente educado e inteligente, gosta de ficar no quintal conversando com Quindim. Vive as aventuras ao lado de Pedrinho, Emília e Narizinho.
Quindim Quindim (clique para ampliar)
É um rinoceronte que fugiu do circo onde trabalhava e acabou indo parar no Sítio. Muito simpático, como o próprio nome diz é um doce de criatura e foi eleito por Emília ‘tomador de conta do Sítio’, por causa de seu enorme tamanho.
Saci Saci (clique para ampliar)
É uma das figuras mais populares do folclore brasileiro. Tem uma perna só, usa um gorro vermelho e pita um cachimbo de barro. Faz travessuras e vive azucrinando a vida de todos no Sítio. Ficou amigo de Pedrinho depois que ele o tirou de um redemoinho de vento.
Cuca Cuca (clique para ampliar)
Má, horrorosa e perversa! É uma bruxa com cara e corpo de jacaré. Grande vilã, vive em sua caverna, criando poções e planejando como invadir o Sítio. Faz questão de ser a criatura mais maléfica das redondezas e não aceita que outros bruxos se aproximem de seu território.
Zé Carijó
É gente grande, mas tem alma de criança! Um caipira atrapalhado e simpático que, sempre contra sua vontade, acaba embarcando em todas as aventuras da turma do Sítio. Não se conhece homem mais medroso que ele. É fanfarrão e adora contar vantagem. Mas ninguém pode negar que ele tem um coração do tamanho do mundo.
Coronel Teodorico
É o manda-chuva do Arraial dos Tucanos, tem dois netos que adora: Angico e Zequinha. Vive fugindo da Dona Joaninha, que é loucamente apaixonada por ele.
Elias
Dono da venda do arraial, está sempre envolvido em confusões depois que pegou gosto pela política. Adora irritar o Coronel Teodorico.
Iara
É a Mãe D’água, uma espécie de sereia protetora do riacho. Muito vaidosa, não aceita que ninguém de beleza superior ronde seu território. Tem mania de transformar homens em pedra, para enfeitar seu habitat.
Miss Sardine

Linda sardinha que resolve se mudar para o riacho, torna-se vizinha da Iara, com quem disputa tudo, desde um raio de sol até o amor de um Boto. Vaidosa como a Iara, considera-se a criatura mais bonita da mata.

HISTÓRIAS DE UM LIVRO ABERTO

Clique aqui para ouvir a históriaJ. L. Diego

Capa do livro: História de um livro aberto (2)Já imaginou um mundo sem ignorância? Um mundo onde todos pudessem e gostassem de ler? Kika é uma menina que não gosta dos livros. Mas, um dia, um grande vento a levou até um mestre livro, muito sábio. O mestre procurava mais uma história para colocar em suas páginas. Qual a sua história? Perguntou para a menina. Antes que ela pudesse responder, apareceu uma pessoa encapuzada. Sem se apresentar, o misterioso intruso arrancou as letras do mestre livro, como num passe de mágica e depois rasgou-lhe as páginas. Vieram o Seu Canetão, depois a Dona Igno e por último a Preguiça. Para Kika, todos passaram a ser suspeitos... Essa é um historinha sobre a importância da leitura e sua magia. Entre nesse universo!

DIA DO LIVRO - 18 DE ABRIL - MONTEIRO LOBATO

A Magia de Monteiro Lobato - Dep. Prof. Raquel Teixeira

Deputada Professora Raquel Teixeira (PSDB-GO)

Monteiro Lobato, criador do Sítio do Picapau Amarelo, é o maior escritor da literatura infanto-juvenil brasileira, e um dos mais importantes escritores da América Latina e do mundo. No Sítio do Picapau Amarelo, repleto de magia, as histórias agitam a vida de Emília, a Marquesa de Rabicó, Pedrinho, Narizinho, Dona Benta, Tia Nastácia, Visconde e dos outros personagens de suas obras, repletas de fantasias.

A sua obra atravessa gerações e se revela sempre atual, realizando sonhos, de adultos e crianças!

Ele nasceu a 18 de abril de 1882, na cidade de Taubaté e morreu no dia 04 de julho, vitimado por um derrame. Um dia ele disse: "Um país se faz com homens e livros".

Ele sempre acreditou na indústria brasileira do livro, tanto é que fundou a primeira editora brasileira, em 1918, a "Monteiro Lobato e Cia", antes os livros eram impressos em Portugal.

Assim se um país, como disse Monteiro Lobato, se faz com homens e livros, as crianças do Brasil, futuros homens e mulheres, devem dedicar umas boas horas de leitura por dia, para construir um país melhor, mais, digno.

E que tal começar a ler as obras de Monteiro Lobato? Viaje pela magia do Sítio do Picapau Amarelo e pelos clássicos infanto-juvenis: Urupês, Cidades Mortas e Negrinha. Nesses livros Monteiro Lobato conta do trabalho do menor, da violência contra negros, dos imigrantes e das mulheres e outros assuntos que tanto interessam a vocês.

Foram 26 títulos dedicados aos leitores pequeninos. Ele partiu, mas deixou para todos nós, obras fantásticas e personagens inesquecíveis como o Jeca Tatu; Saci Pererê; a Cuca a Boneca Emília, o Visconde de Sabugosa, a Narizinho, o Pedrinho, a Tia Nastácia; a Dona Benta e outros mais. Você não vai querer parar, construa um país melhor. A educação transforma o país.

A deputada Professora Raquel Teixeira, do PSDB de Goiás, já atuou na UnB (Universidade de Brasília) e na UFG (Universidade Federal de Goiás), tanto como professora universitária quanto em cargos administrativos. Também já foi secretária de Ciência e Tecnologia do Estado de Goiás e participou ativamente da implementação do Plano Nacional de Educação. Atualmente, a parlamentar é membro da Comissão de Educação e Cultura da Câmara e se preocupa com as políticas para a educação rural e transporte escolar, os mecanismos de financiamento da educação, a formação e profissionalização do magistério e as políticas de educação profissional, entre outros temas.
 
Posted by Picasa
title = " href="http://www.glitterparaorkut.com/" Brasil src =
a Brasil