Perfil

Minha foto
Sou professora. Apaixonada de carteirinha pela alfabetização, adoro dar aula para o 1º e 2° ano fundamental,sou uma pessoa que acredita que ainda faremos uma educação de 1º mundo,gosto de tudo que é novo, e gosto de estar me atualizando, enfim não gosto de rotina.

domingo, março 01, 2009

PROJETO ESCOLA

Tema: Projeto escola ( Dia 19 de março : Dia da Escola)

Fundamentação teórica:

“Escola" vem do grego skholê, que significava precisamente "descanso, repouso,lazer, tempo livre", pois, na Grécia antiga, só quem tinha tempo livre, quem não tinha obrigações com o trabalho braçal, podia se dedicar aos exercícios físicos mentais.
Para que esse projeto venha dar certo devemos defender a utilizar a Educação como um meio de passar para os alunos e assim para a comunidade a importância da valorização da escola, e o que ela representa em nossas vidas e na vida de nossos alunos.

Análise do Projeto:

Objetivo Geral:
- Estimular os jovens estudantes a ter consciência que a escola não é só um lugar que ela vai para fazer lições, também é um lugar que ela vai para se interagir, fazer amigos e que a escola é uma coisa prazerosa que ali eles não vão deixar de viver, que não é somente um espaço de trei namento e aprendizado. Ela também é um local de convivência, onde você conhece outras pessoas e faz muitas amizades. Certamente, na escola é também um local que possibilita satisfazer muito as curiosidades a respeito do mundo que está ao seu redor. Por isso, a escola também deve ser vista como um lugar de diversão e prazer.

Objetivo específico:

Cabe o professor passar para os alunos a importância da escola . Do aprender, fazer com que os alunos percebam o que a escola representa na sua vida. Explicar o que é a escola, o que ela vai fazer lá, o gosto de ir para a escola e que o saber é um desafio.
Obser: Conflitos: (Eu tenho que fazer lições mais eu quero jogar bola... Eu tenho que fazer lições mais eu quero brincar, quero conversar com meus amigos...)
Considerações gerais:

Por meio de pesquisas e projetos poderemos ser mais participativos e prestativos e assim passar através da Educação não só para os alunos, mais também para seus familiares a impor-tância da escola na vida de todos.

Cronograma:
-Ínicio dia 16/03 a 20/03/2009.

Conteúdos
- Levar a criança a conhecer e valorizar sua escola, o espaço de convivência.
- Levar a criança a perceber o valor e o objetivo da escola como produtora de conhecimentos.
- Levar a criança a perceber seus direitos e deveres na escola.
- Respeitar os regulamento da escola, criar regras juntamente com eles, regras que devem seguir na sala de aula como ex: arrumar as carteiras, manter a sala limpa, descobrir várias maneiras de melhorar o dia-a-dia e garantir que todos participem das atividades.
- Respeitar o pessoal envolvido na escola: Direção, Professores, Serventes e outros alunos.
- Conservar as dependências e o mobiliário da escola.
- Conhecer a criança e o ambiente onde ela vive.
- Promover o ajustamento emocional e social da criança.

Estratégias, recursos, e atividades a serem desenvolvidas

- Recursos: orais, visuais, e escritos.
- Portugues: textos, poemas, reescrita de textos, leitura, cruzadinhas, cartazes, paineis, pro-dução de textos, história contadas, frases, ditados,
etc...
-Matemática: situações problemas envolvendo as quatro operações, atidades com quantidades usando o números de alunos e carteiras, números de professores e disciplinas que tem, janelas , largura e comprimento: (da sala, da mesa do professor,das janela professor, geometria da sala,etc...). -História: pesquisas ( história da escola, de onde veio o nome da escola, nome do 1º diretor da escola, nome do 1º diretor da escola, nome do atual diretor,como era a escola a tempo atrás ex:
tempo atrás ex: quando a mamãe, o papai, a vovó e o vovô freqüentavam a escola, pode-se en-
trevistar uma pessoa que estudou ou trabalhou na escola, a história da vida do alunos ) .
- Geografia: direitos e deveres, o espaço da sala de aula (maquetes,cartazes, etc...) profissões e atividades que ocupam ex: (merendeira: preparam a merenda dos alunos, etc...),o caminho da escola, como que eles chegam a escola, meios de transportes, convivendo melhor ex: (dá licença, me desculpe, por favor, muito obrigado,localizando-se na sala de aula como: à sua frente, à sua
direita, atrás, à sua esquerda, etc...) . Espaço físico , o espaço que elas mais gostam, etc... - Ciências: conservação da escola, (importante para a saúde), limpeza, utilização correta lixeira na sala de aula , manter hábitos de higiene, manter hábitos de higiene, manter o banheiro lim-
po, descarga e lixeira, hábito de praticar esportes, etc...
- Inglês: nomes e atividades envolvendo a sala de aula, as dependências da escola, função de ca-da funcionário.
- Educação Física: “ Amizade é a árvore da vida”, respeitar as regras das brincadeiras livres como: correr, pular, saltar, esconder, balançar, suspender, pendurar, arrastar, nos jogos e brin-cadeiras de roda, etc...
- Artes: desenhar a escola, a sala de aula, o que vê no caminho da escola, etc...
Observação: A pré-escola também deve trabalhar nesse projeto, com : cartazes,de-senhos, montagens, colagens, direitos da escola, limpeza da sala de aula, não deixar brinquedos jogados, a utilização da lixeira, a amizade e o respeito pelos coleguinhas e funcionários da escola, higiene e saúde, etc...

Segue em anexo: textos , atividades, orientações, cd dinamicas de grupos e sensibilizações, cd projetos de canções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EI! DEIXE AQUI O SEU COMENTÁRIO...

 
Posted by Picasa
title = " href="http://www.glitterparaorkut.com/" Brasil src =
a Brasil